Postado por Adriana Gomes em 11 de fevereiro de 2010 | Textos

O medo paralisa. O que fazer?

42-15241806É impressionante o quanto o medo pode ser paralisante na vida de um profissional, de qualquer idade. Os medos não são apenas do fracasso, como pode se imaginar, mas de ser avaliado, julgado e até de dar certo, por incrível que possa parecer.

Se a proposta, projeto, negócio der certo, para algumas pessoas pode implicar em ter que se posicionar diante de si para lidar com um cenário pouco comum e até desconfortável, que é a exposição. Ser visto.

Estar sob o olhar de outras pessoas pode ser um grande incomodo e não um prazer como muitos imaginam. A torcida interna para não dar certo muitas vezes é maior do que pelo sucesso. É preciso coragem para estar à frente de alguma coisa e principalmente para lidar com as consequencias disso.

Existe uma frase em psicologia que é a tal da “profecia auto-realizadora” quando internamente a pessoa deseja que dê certo ou errado e quando se concretiza na realidade da vida ela diz: ” Eu tinha certeza de isso aconteceria. “Eu disse que isso aconteceria.”  “É sempre assim!”

Muitas pessoas, inconscientemente se auto-sabotam para não conseguir aquilo que desejam ou almejam, simplesmente por mêdo de não saber o que  fazer ou como lidar com a situação.

Muitas vezes, evitam tais situações ou simplemente abandonam projetos pois a ansiedade as domina e a angústia é tão intensa que se torna insuportável conviver com a situação.

O autoconhecimento é um caminho para evitar essas ciladas. Um processo diário e que pode parcialmente ser realizado através de autoreflexão, mas se torna mais intenso e dinâmico quando praticado com alguém de sua confiança. Um orientador profissional ou  um coach, por exemplo.

www.vidaecarreira.com.br

4 respostas para “O medo paralisa. O que fazer?”

  1. Vanessa disse:

    seu blog e muito bom parabens

  2. renata araujo disse:

    Parabéns!! Sucesso para vc!…teu site é muito bom, aliás, já estou acompanhando.abraços.

  3. jujuzinha disse:

    ótimo poster, Parabéns pelo blog! possue um conteudo muito bom, estou sempre aconpanhando. bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *