Postado por Adriana Gomes em 19 de Abril de 2018 | Carreira Executiva / Gestão de Carreira / Mercado de Trabalho / Sem categoria / Tendências

Trabalhos por Projetos

Alternativas para carreira Senior

Adriana Gomes
Com suporte da Robert Half




Uma modalidade de contratação que vem ganhando força nas organizações é a do profissional qualificado para trabalhar em projetos. Essa possibilidade permite às empresas terem profissionais que resolvam situações pontuais, sem precisar manter esse profissional depois que a situação for resolvida. Essa relação parece atender aos anseios de muitos profissionais que gostam de resolver problemas, que gostam de desafios e gostam de maior flexibilidade.

Ainda tem muitos profissionais qualificados e executivos que se preocupa com a possibilidade de “sujar o currículo” e por esse motivo declina às posições temporárias.

A demanda por profissionais especializados para projetos nos últimos anos cresceu em torno de 10% a 15% nas empresas, principalmente nas de médio e grande porte. Acredita-se que, nos próximos anos, de acordo com as tendências mais positivas do mercado, mais de 30% do quadro de colaboradores das companhias seja composto por profissionais especializados para projetos. As empresas buscam perfil focado na solução de problemas, consultivo, flexível e com disponibilidade. Este modelo de contratação também é ótima oportunidade para identificação de colaboradores que podem, no futuro, fazer parte do quadro de funcionários permanentes da companhia.

Estes profissionais seniores, conseguem atuar de forma muito eficiente nos projetos e são muito procurados pelas empresas. Existem diversas oportunidades em aberto, pois, além de conseguirem transferir o seu conhecimento e a sua experiência para os outros colaboradores da empresa, conseguem contribuir para que todos consigam concluir o desafio proposto com pontualidade. Para o próprio profissional é uma oportunidade excelente de aumentar o networking.

Atualmente, as principais áreas que demandam profissionais por projetos são as de finanças, contabilidade, tributária e TI.

Por que pode ser vantajoso aceitar uma vaga por projeto ou temporária?

Para 89% dos profissionais que foram contratados para atuar em projetos afirmaram que a experiência de trabalhar em projetos específicos é positiva para seus currículos.

Quais as vantagens?

68% afirma que adquirem experiência
60% consideram que networking é super importante
51% entende que a vantagem está no contato com ferramentas novas
42% considera que a flexibilidade para trabalhar é super vantajoso

Para quem contrata, segundo a, gerente de recrutamento da Robert Half, Vanessa Aguiar são :

acesso rápido à mão de obra qualificada (44%)
a redução de custos (36%)
conclusão de projeto com sucesso (20%)

Vagas mais frequentes:

Gerente de Viabilidade Financeira
Coordenador de Crédito e Cobrança
Especialista em Controladoria
Desenvolvedor de sistemas
Analista de reporting
Analista fiscal Senior
Gerente Tributário Senior
Auditor de TI



8 respostas para “Trabalhos por Projetos”

  1. Olá Adriana, muito atual sua reportagem. Sempre tive posições CLT e hoje venho atuando por projetos porem sempre projetos de construção civil, atuando para multinacionais. MEu mercado base está com pouca movimentação ainda mas tenho sido assediado por outros tipos de projetos dada minha experiencia. Um abraço.

  2. Rosa Maria de Paula Vilhena disse:

    Uma abordagem ou porta necessária e inovadora.
    Sou especialista em implantação do modelo de gestão por competências, bem apropriado para executar por meio de projeto.
    Como podemos nos conectar?

  3. RICARDO SALOMÃO disse:

    Atuo neste segmento a muitos anos, geralmente ligado à consultorias que contratam com objetivo de execução de projetos dentro do contexto de desenvolvimento organizacional. É uma boa oportunidade para performar entregando resultados baseados na sênioridade e ser remunerado adequadamente.

  4. Arnaldo Cesar Alves disse:

    Excelente artigo, pois abre a oportunidade de recolocação no mercado de trabalho para profissionais das quais pertencem a um grupo de Startup e com visões estratégicas, e que é na maioria das vezes subutilizado e ou acionado para apagar alguns incêndios.
    Infelizmente as empresas não possuem a visão estratégica de realocar tal profissional em parceria com suas áreas Comerciais para tornar um grupo arrojado e com corpo técnico, fazendo assim um grupo Técnico Comercial de valor agregado e competitivo.
    Na minha visão não sei se é falta de visão estratégica e ou individualistas.
    Arnaldo César Alves
    Coordenador de Facilities / Projetos de Cabling Horizontal/Vertical/Soluções Wireless/Softwares Contábeis e ERP.

  5. Wagner Faneco disse:

    Excelente abordagem para o tema. Na minha área (comunicação), desenvolver e aplicar projetos de estratégia, especialmente na prevenção e gerenciamento de crises, são uma ótima oportunidade. Portanto, profissionais de comunicação com estas habilidades precisam ser incluídos nesta lista.

  6. Osvaldo Lopes disse:

    Tenho 62 anos mas ainda não aposentado e para mim busco constantemente estes projetos que tem me aberto portas .hoje estou buscando novos projetos dentro de meu perfil em Inventario de património. Veja meu perfil aqui no linkedin. Sucesso sempre

  7. Demetrio Melnyk disse:

    Muito oportuna esta matéria e é exatamente isto que procuro pelo fato de tenho 55 anos já estou aposentado desde 2015 e fui demitido do meu último vínculo em 01.03 .18. Sou profissional da área fiscal e o meu objetivo profissional é a empregabilidade não importando qual regime de contratação e tão pouco o dowgrade profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *