Postado por Adriana Gomes em 28 de julho de 2013 | Redes Sociais e Carreira

Como chamar a atenção nas redes sociais

O deslumbramento é, muitas vezes tão grande quanto a desconfiança na utilização das redes sociais. Há pessoas que flertam com esse tipo de site e decidem, digamos, entrar pela metade.

Pensando apenas no lado profissional, se você quer utilizar esse tipo de canal para ser encontrado por empresas ou consultorias de recrutamento, é recomendável se revelar minimamente, oferecendo informações que facilitem a identificação das suas competências de maneira adequada.

Há recrutadores que fazem buscas inicialmente no LinkedIn e depois checam o perfil no Facebook. Assim, manter a congruência entre comentários e aparência nessas redes é fundamental.

Pouco adianta ter o perfil de experiências desatualizado, sem endereço para contato ou sem área ou região –sua página pode ser vista mundialmente. Há empresas que fazem buscas por palavras-chave no LinkedIn, então quanto mais completo for seu perfil, mais fácil e visível para os recrutadores você estará.

A imagem é a primeira informação que você passa: não colocar foto para se preservar é equívoco grave. Prefira aquelas que enquadram o rosto ou o corpo da cintura para cima, com atitude positiva (braços descruzados e sorriso discreto). Evite exageros nas roupas e acessórios, como vestidos decotados e com brilho.

A abrangência da rede é mundial, mesmo que você tenha foco de atuação local. Se tiver interesse em outros países, é importante ter o perfil em inglês também.

Faça sua apresentação de forma objetiva no sumário e procure participar ativamente de grupos do seu interesse. Compartilhe textos e ideias que possam ser úteis para aquela comunidade.

Caso queira prospectar o mercado e ser convidado a participar de processos seletivos, sugiro não ser apenas observador. É possível fazer um convite para a alguém que você não conheça, mas no qual tenha interesse.

 

Para isso, fuja do convite frio e padrão: crie a sua mensagem pessoal e informe qual é o seu objetivo com essa aproximação. Responda às mensagem recebidas, mesmo que rapidamente –é questão de educação e isso também se percebe nas relações virtuais.

 

Divulgação
Adriana Gomes é mestre em psicologia social e do trabalho, coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM e fundadora do site www.vidaecarreira.com.br. Escreve aos domingos, a cada duas semanas, no caderno ‘Negócios, Empregos e Carreiras’.http://www1.folha.uol.com.br/colunas/adrianagomes/2013/07/1314029-como-chamar-a-atencao-nas-redes-sociais.shtml

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *