Postado por Adriana Gomes em 22 de maio de 2014 | Mudança de Carreira

6 dicas para o currículo de quem quer mudar de carreira

Está pensando em mudar de carreira? Veja como fazer seu currículo ajudar na mudança

Nos últimos anos, mais profissionais estaõ procurando por novas opções de carreira, mesmo depois de terem construído uma carreira de sucesso em outra área.

Atualamente, percebo que há mais disposição para mudar de carreira. Novos profissionais não se sentem pressionados a ficar a vida toda em um emprego que não os satisfaz e assim, não têm medo de optar pela mudança quando julgam necessário.

Mas como eu já disse algumas vezes, sair para a mudança não é tudo. É preciso, preparar seu currículo para que ela possa acontecer.

Diante disso, aqui estão 6 maneiras que acredito ajudarão os profissionais em busca de mudanças a estarem mais competitivos em novas oportunidades.

#1. Reescreva seu currículo de maneira compreensível

A maioria dos candidatos realiza pequenas mudanças antes de submeterem seu currículo para uma nova posição. Se você estiver mudando de carreira reavalie suas habilidades durante o processo de edição e inclua cada área que você foi capaz de influenciar.

As pessoas que desejam mudar de carreira precisam ter certeza de que o currículo mostra a amplitude de suas capacidades: operações, liderança, gerenciamento, comunicação.

Reescreva seu currículo de maneira compreensível

#2. Saiba o que excluir

Há informações desnecessária e ou desatualizadas que não contribuirão para atingir seu novo objetivo, por isso é importante rever os objetivos e sua experiência. Saiba o que deve ser deixado de lado.

#3. Demonstre suas conquistas através de números

Inclua aspectos que mostram como você contribuiu para a empresa e para os objetivos de seu departamento, setor.

Números, especialmente os indicadores financeiros podem rapidamente dar aos recrutadores  ideia do valor e peso de suas contribuições . Apesar dos números não terem influência na nova carreira, eles mostram a capacidade do candidato e podem ser um grande motivador.

#4. Adicione descrição aos seus trabalhos

Adicionar uma pequena descrição depois de um título do trabalho ajuda aos contratantes identificarem habilidades que podem ser úteis à nova carreira.

Coloque junto ao seu antigo cargo uma pequena descrição que possibilite aos recrutadores enxergarem benefício ao ter você na equipe.

Adicione descrição aos seus trabalhos

#5. Utilize nomes para apontar seus sucessos

Mostrar que você foi capaz de ter sucesso e trabalhar com os líderes em sua carreira anterior não devem ser guardadas para a entrevista.

Em vez disso, incorpore isso em seu currículo para obter a atenção do gerente de contratação. Um ponto marcante pode estar no exemplo: “2 milhões em novas vendas em 12 meses com líderes da indústria XYZ”.

É importante mostrar que  foi capaz de fazer diferença em sua carreira, especialmente quando se candidata a uma posição em que você não tem experiência anterior.

#6. Destaque experiências não ligadas ao trabalho

Para quem vai trocar de carreira, as atividades extracurriculares em seu currículo terão mais peso. Certifique de incluir atividades relacionadas à sua posição desejada, tais como: membro de associações profissionais, voluntariado, estágios ou consultoria em tempo parcial.

Por exemplo, se você estiver procurando mover para web ou de desenvolvimento de banco de dados, voluntarie seu tempo.

Crie sites ou banco de dados para as escolas,  organizações sem fins lucrativos e, em seguida, destaque esse papel em seu currículo.

Faça seu currículo falar a seu favor

Quando se  busca por recolocação no mercado, é muito importante saber se valorizar e mostrar que por trás de cargos e empresas existem outras realizações que ressaltam a competência do candidato.

Ao fazer o seu currículo depor a seu favor para o novo contratante, você aumenta suas chances de ser chamado para uma entrevista e, assim mostrar o seu verdadeiro potencia.

Reescreva seu currículo de maneira compreensível

12 respostas para “6 dicas para o currículo de quem quer mudar de carreira”

  1. Adriana Maria dos Santos disse:

    Boa noite!
    Estou muito perdida. Preciso de ajuda. Estou querendo mudar de ramo. Sou enfermeira há 17 anos e pretendo migrar para o ramo da gastronomia, comecei a fazer a faculdade, mas parei. Quero começar a trabalhar na área de confeitaria. Fiz a disciplina na faculdade. Tem uma vaga de vendas numa loja de doces, não sei como colocar/ explicitar isso no CV, a experiência com o público que tenho como enfermeira. A princípio quero só vender, depois quero a experiência de fazer doces, ainda não tenho essa segurança. Por favor, me ajude. Obrigada.

  2. ola! primeiro parabens pelas dicas tenho 39 anos estou desempregado a mais de 2 anos tenho experiencia na area de metarlugica operando tornos cnc a mais de 15 anos mas nao consigo arrumar emprego entao resolvi fazer alguns cursos na area de almoxarifado por que e uma area que sempre tive vontade de trabalhar entao vc acha que devo colocar os meus cursos como desenho tecnico ,metrologia e mais outros para conseguir alguma vaga na area de almoxarifado e por eu nao ter experiencia na are e ter 39 anos e mais dificil.

  3. Márcia Bretas disse:

    Boa tarde. Sou enfermeira formada a 19 anos e trabalhei 18 anos com pediatria. Há alguma área de enfermagem c escassez? Estou tentando me reinserir no mercado profissional, e queria investir num curso p isso.
    Nesse tempo atuei em conjunto em outra área completamente diferente, fui supervisor de call center na área de seguros. E a empresa fornecia Curso a sobre liderança e gestão de equipes tb. Mas estou meio perdida em que área devo seguir. Pode me ajudar?

  4. PAULO IVO DA ROCHA disse:

    Prezados (as), boa noite !

    Ajudaram, tremendamente as colocações anteriores sobre mudança de carreiras.

    Sucesso para todos !

  5. Iris disse:

    Olá! Gostaria de tirar uma grande dúvida! A minha vida profissional foi toda no ramo automotivo, porém faço faculdade de enfermagem e quero concorrer a uma vaga de estágio. No meu currículo eu devo colocar todas as minhas experiências, ou não seria bom colocar? No caso, no ramo de enfermagem não tenho nenhuma experiência, o currículo ficaria meio vazio, mas também não quero colocar coisas desnecessárias. Me ajuda?

    • Olá Iris, tudo bem?
      Grande dúvida. Você pode sim colocar sua experiência, porque mesmo não sendo na área de Enfermagem, mostra que você já esteve no mercado de trabalho e isso conta muito. Porém para que seja relevante, procure não colocar detalhes específicos do ramo automotivo, coloque em suas atividades detalhes que são mais genéricos e podem ser aplicados na área da enfermagem como por exemplo (atendimento a público e clientes; organização de documentos; elaboração de relatórios estatísticos, etc.) e deixe claro suas intenções de transição de carreira. Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida pode me mandar um e-mail.
      Abraços

  6. Camila disse:

    Mais uma dica interessante! Muito obrigada pela matéria.
    Eu tenho uma pergunta… será que para qualquer candidatura (recolocação ou crescimento na carreira ou simplesmente troca de empresa) é necessário fazer e mandar uma carta de apresentação?
    Obrigada!

    • Olá Camila,
      Muitos acreditam que os recrutadores ignoram qualquer coisa que leve mais de 3minutos para ler, mas quando se trata de uma carta de apresentação isso está errado. No currículo você tem a oportunidade de deixar claro suas experiências e já com a carta de apresentação você dê a oportunidades de conhecerem seus motivos e suas expectativas. Vale a pena ter uma carta de apresentação.
      Espero ter ajudado
      Qualquer dúvida pode me contatar.

  7. Ieda disse:

    Boa tarde.
    Como podemos confeccionar um currículo quando a mudança de carreira é radical ? No meu caso, estou abrindo mão de uma carreira de 17 anos em um Banco para atuar na educação (Pedagogia).

    • Olá Ieda,
      Veja a pergunta da Iris e a minha resposta e veja se te ajuda.
      Qualquer coisa me mande um e-mail.
      Mas uma dica é você criar uma carta de apresentação onde pode explicar suas motivações pela mudança de carreira.
      Espero ter ajudado

  8. caroline disse:

    Olá! Cheguei em seu site por acaso, através de pesquisas na internet sobre mudança de carreira. Estou embarcando nessa de dar uma mudança geral na minha vida profissional…Que situação difícil! As vezes acho que estou louca, me arriscando demais, mas minha intuição diz que a hora é agora! Gostei muito do que li aqui, me trouxe a lucidez e a clareza de que não será fácil, porém será satisfatório!
    Obrigada por isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *