Postado por Adriana Gomes em 29 de maio de 2014 | Mudança de Carreira

4 dicas para ajudar a levar a sua carreira para uma nova direção

A sua carreira está precisando de novos ares? Aqui estão algumas dicas para conduzir a mudança

Você se sente sobrecarregado e perdido quando pensa em uma mudança de carreira? Com longas semanas de trabalho, metas e objetivos exigentes, além do desafio de equilibrar vida pessoal e profissional, não seria nada mal encontrar um tempo para pensar sobre mudanças na carreira.

Existem algumas técnicas que podem ajudar você a se preparar para um reposicionamento de carreira. Aqui estão 4 dicas para ajudar você a fazer a ponte entre o trabalho que você tem agora, e aquele que você realmente quer ter.

#1. Tenha clareza de visão

Pode ser difícil ser objetivo quando você está bem no meio de seu trabalho atual, e é fácil se acomodar com o status quo (já que muitas vezes estamos muito ocupados e, mudar pode parecer algo assustador).

Saiba onde você quer chegar – ou pelo menos para onde quer ir. A dica é começar a escrever o que você sonha. Pense, por exemplo, como o seu trabalho deveria ser, onde você quer chegar, e o que essa nova carreira significa para você pessoal e profissionalmente.

Permita-se sonhar, feche os olhos por um minuto a cada manhã e simplesmente se imagine neste novo lugar. Em seguida, comece a escrever.

Parabéns, você deu um poderoso passo à frente!

Tenha clareza de visão e saiba onde você está e onde quer chegar.

#2. O futuro

Agora é o momento perfeito para seguir em frente. O que liga você à sua nova carreira? Qual passo você deu para se aproximar desse novo momento?

Encontre grupos na LinkedIn para acompanhar, revistas de segmentos para ler e comece, aos poucos a mergulhar nas rotinas de sua nova carreira.

Estes são locais onde você vai encontrar pessoas e informações que vai precisar para tornar a sua mudança de carreira uma realidade.

#3. Mude o visual do seu currículo

Se prepare para as próximas entrevistas em sua nova carreira.

Você deve fazer com que seu currículo envie uma mensagem clara de que você é qualificado e talentoso em vários aspectos.

Para isso, encontre um anúncio que você acha que combina com você. Feito isso, escreva um objetivo em seu currículo que mostra como você pode ajudar a empresa em sua vaga em aberto.

Destaque a sua experiência em pontos que possam ser úteis para a sua nova carreira. E mantenha o seu foco em ser uma solução útil para o problema da empresa.

#4. Cuidado com a auto-sabotagem

Não se deixe pensar que as transições da carreira de sucesso acontecem apenas para as outras pessoas, elas podem fazer e acontecer com você

Então, se você se deparar com aquela  voz em sua cabeça mostrando milhares de razões pelas quais você não poderá ter sucesso, pode ser o primeiro passo para reconhecer que seus próprios pensamentos podem estar te segurando.

Cuidado com a auto-sabotagem

O melhor remédio para combater o medo é a preparação

Muitas pessoas deixam de agir por medo, por acharem que não estão preparados ou qualificados.

O motivo principal é o medo da rejeição. Outro motivo muito importante é a condição financeira. As pessoas têm medo de terem que se submeter a uma redução de salário e perder privilégios.

No final, ainda tem a família. Como mudar e garantir o apoio daqueles que amamos? Essas preocupações são mais normais do que você acredita e, a solução é aprender a planejar e, quando preciso, fazer concessões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *