Postado por Adriana Gomes em 23 de junho de 2016 | Mercado de Trabalho

Profissões Promissoras e desejadas no mercado de trabalho

Através de um levantamento realizado no site guia de carreiras, trago para vocês hoje a indicação de algumas profissões promissoras ligadas à tecnologia, inovação e marketing  e que muita gente não sabe exatamente o que esses profissionais fazem .

Veja 6 exemplos:

#1. Gestor de Mídias Sociais

É uma das profissões mais recentes no campo da comunicação. Cerca de 88% das empresas brasileiras utilizam ao menos um tipo de rede social, Isso mostra a importância desse profissional.

A formação deste profissional está ligada aos cursos de Marketing, Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas.

O profissional que deseja seguir a carreira de Gestor de Mídias Sociais precisa ter boa comunicação, conhecer o comportamento dos consumidores nas redes sociais, ter criatividade, possuir domínio da cultura digital e saber lidar com crises.

Cursos relacionados

  1. Ciências do Consumo.
  2. Comportamento do Consumidor:

#2. Chief Technical Officer (CTO)

Essa profissão tem como foco questões tecnológicas e científicas em uma determinada empresa.

O CTO se tornou reconhecido com a ascensão das Tecnologias da Informação (TI). O profissional que segue esta carreira é responsável por todos os setores técnicos do campo da tecnologia na organização onde estão inseridos. Por exemplo:

  • Identificar oportunidades e riscos para o negócio.
  • Gerenciar pesquisa e desenvolvimento (R & D).
  • Aplica tecnologia de monitoramento e analisa tendências sociais que poderiam afetar a empresa.
  • Participar nas decisões de gestão sobre o governo das sociedades.
  • Comunicar a estratégia de tecnologia da empresa a parceiros, gestão, investidores e colaboradores.
  • Manter as informações atuais sobre os padrões tecnológicos e normas de conformidade.

A posição CTO muitas vezes se sobrepõe a outros postos de trabalho, em particular a do CIO (Chief Information Officer) e CSO (Chief Ciência Oficial).

Dependendo do seu tamanho e concentração, uma empresa pode ter qualquer ou todas essas posições. Como regra, o CTO reporta ao CEO (Chief Executive Officer).

O Chief Technical Officer (CTO) deve possuir habilidades para lidar com todos os tipos de tecnologias e ter fluência na língua inglesa.

Também é importante que esse profissional tenha um perfil empreendedor e visão estratégica, pois trabalha em um ambiente que está em constante transformação.

#3. Especialista em Mobile Marketing

Com o crescimento do número de smartphones no Brasil, o mobile tornou-se um canal de extrema relevância para as empresas e para os profissionais de marketing digital.

O campo do Mobile Marketing ainda é novo no país, o uso do Mobile Marketing é mais forte na Europa e na Ásia. porém, existem muitas expectativas com relação à expansão do número de profissionais nessa área.

Um dos exemplos básicos de Mobile Marketing é o recebimento de promoções de vendas através de seu dispositivo portátil.

O Especialista em Mobile Marketing tem conhecimento sobre as tecnologias desta área, como em smartphones e outros dispositivos móveis, como tablets.

O principal objetivo deste profissional  é estar em contato contínuo com o consumidor para desenvolver e aprimorar produtos e serviços móveis.

#4. Gestor de Marketing para e-commerce

O Gestor de Marketing para e-commerce é a carreira que tem como principal objetivo planejar estratégias, executar e desenvolver ações, aproveitar oportunidades e acompanhar os resultados de ações ligadas ao comércio eletrônico.

Esta profissão não é nova em nosso país, mas está ganhando importância com a necessidade de maior segurança nas transações comerciais online.

Além disso, o Gestor de Marketing para e-commerce pode atuar para que as empresas tenham melhor posicionamento em vendas pela internet.

#5. Gestor de Comunidade

O Gestor de Comunidade é conhecido como o porta-voz de uma empresa, marca ou instituição, atuando como o interlocutor entre os membros da comunidade e os seus clientes.

Também exerce funções de monitoramento, tanto dentro, quanto fora da comunidade.

O profissional dessa área faz a comunicação com os consumidores através das redes sociais, blogs e fóruns. Pode ainda monitorar a concorrência entre diferentes marcas, verificar qual é o posicionamento da marca para a qual trabalha e identificar as diferentes oportunidades de negócio.

Para ser um Gestor de Comunidade, o profissional necessita possuir habilidades como adaptabilidade e boa capacidade de comunicação.

Analista de Search Engine Optimization (SEO)

O Analista de SEO tem como principal objetivo elaborar e otimizar sites de acordo com os fundamentos de SEO.

O profissional dessa área tem como principal objetivo criar estratégias e explorar recursos para que a página da web na qual está trabalhando tenha um grande número de visualizações.

Não existe uma formação específica para o Analista de SEO, que geralmente é representado por profissionais oriundos de cursos relacionados com o campo da Tecnologia da Informação (TI).

Fontes:

  1. Guia da Carreira.
  2. Techtarget.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *