Postado por Adriana Gomes em 5 de setembro de 2013 | Mercado de Trabalho

Etiqueta profissional nas redes sociais: dilemas da era digital

 

Seria apenas um convite de amizade no Facebook,  não fosse um pequeno detalhe: afinal, devo ou não adicionar meu chefe? E o colega do escritório, por que decidiu virar meu amigo? Esses e outros dilemas fazem parte do dia a dia de quem vive conectado. Pudera, nunca antes estivemos tanto tempo online – no computador, smartphones e tablets. E boa parte desse tempo é gasto nas redes sociais. – Veja novas vagas em TI na Adzuna.

conectatdos

Segundo dados da ComScore, os brasileiros passam 36% das horas que consomem na internet em redes sociais. Só no Facebook, somos mais de 60 milhões. Para quem anda procurando emprego,  existem redes que permitem criar currículos online e que facilitam o recrutamento, aproximando empresas e candidatos.

Quase inevitável, a participação nas redes gera entusiasmo. Ao mesmo tempo, traz dúvidas e novas preocupações. Mesmo usando as famosas “configurações de privacidade”, pode ser difícil gerenciar a vida pessoal e a imagem profissional. Muitas empresas buscam informações sobre os candidatos na internet na hora da contratação. Já que não é possível desconectar, como cuidar da imagem pessoal em tempos digitais para não comprometer a vida profissional?

Adriana Gomes, psicóloga e fundadora do site Vida & Carreira, acredita que ainda atravessamos uma fase de deslumbramento com a conectividade, assim como pelo seu contrário. “A falta de curtir, de aceitação, também é bem frustrante”.  Apesar de não ser possível controlar tudo, o cuidado com a exposição pública é necessário. Há casos de funcionários demitidos por conta de comentários deixados em páginas de Facebook, recorda. Ela também comenta que nunca foi tão fácil para as empresas encontrar talentos como agora e por isso é importante lembrar da abrangência mundial destas ferramentas. Adriana ressalta os aspectos positivos das redes e acredita que, tal como no mundo offline, as interações podem não ser tão diferentes assim do mundo digital. “Uma rede virtual não é muito diferente de uma rede de relacionamentos real, na sua essência. A humanidade se relaciona desde sempre. A ferramenta potencializa e facilita o contato com pessoas, aproxima interesses comuns, facilita a mobilização e a exposição de idéias e pensamentos”.

Utilizar as redes para descobrir oportunidades ou para se aproximar de contatos profissionais é legítimo, mas se você costuma adicionar colegas e contatos profissionais no Facebook, veja algumas dicas abaixo. Leia mais dicas para sua carreira em nosso blog do Adzuna Brasil.

  1. Pense duas vezes antes de fazer publicações muito pessoais. Desabafos sobre sua insatisfação com o trabalho, devem ficar de fora.
  2. Em redes profissionais, mantenha a coerência com as informações divulgadas. Edite seu histórico profissional contendo apenas o que for necessário, relevante e que possa ser comprovado.
  3. Evite também o envio de spam, piadas de humor duvidoso, convites para jogos e outros comportamentos que você teria apenas com seus amigos mais próximos.

Moderação e bom senso são as medidas principais dentro e fora das redes virtuais.

Posted on 5 de setembro de 2013 by 

http://www.adzuna.com.br/blog/2013/09/05/etiqueta-profisisonal-nas-redes-sociais-dilemas-da-era-digital/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *