Postado por Adriana Gomes em 15 de abril de 2011 | Mercado de Trabalho

Estilo e personalidade são diferenciais em entrevistas de emprego

Especialista dá dicas de como se vestir e se comportar para conquistar o cargo desejado

Fonte: Divulgação

 

Entrevistas de emprego ainda tiram o sono de muitos candidatos para diferentes funções. O motivo de tanta preocupação é não corresponder ao perfil desejado pela empresa, errar no vestuário ou não ter um bom desempenho nas dinâmicas de grupo. Adriana Gomes, psicóloga especializada em carreira e autora do livro Mudança de Carreira e Transformação da Identidade, ensina como lidar com a insegurança e não perder a grande chance.

Faça do guarda-roupa um aliado

As roupas revelam muito da personalidade da mulher e dá ao entrevistador as primeiras impressões sobre atitude e postura. Antes de escolher as peças para a entrevista, é importante fazer uma breve pesquisa sobre a cultura da empresa e o local em que se apresentará. “Obter essas informações é de grande valia. Em caso de dúvida prefira um esporte fino, maquiagem leve, pouco perfume e nada de roupas justas e muito sensuais. Você deve ser escolhida pelas competências profissionais”, aconselha a especialista.

Em dinâmicas de grupo, mantenha o equilíbrio

Falar em público é um pesadelo para muita gente. No entanto, algumas empresas optam por dinâmicas entre seus candidatos para selecionar alguém. A dica é não falar muito, nem pouco, mas falar bem. “É importante ser pertinente e contributivo, conseguir transmitir suas ideias e ainda conciliar a opinião dos demais. Não há regras. Cada empresa busca características diferentes para cada posição. O importante é ser verdadeira e espontânea, e não ficar sempre por último nas apresentações”.

Cuide para que a timidez não atrapalhe

As empresas buscam pessoas com energia e que demonstrem vontade de aprender. A timidez em excesso pode dificultar a interação entre entrevistador e entrevistado, afastando as chances de conseguir uma vaga. “A passividade não conquista e nem cativa os entrevistadores. Pesquise sobre a empresa, produtos e serviços. Faça perguntas sobre o que a empresa espera do profissional que ocupará aquela posição, demonstre entusiasmo e vontade de estar lá e de aprender”, sugere Adriana.

Não tenha medo de ser você mesma

É importante ser sincera e não esconder a personalidade. É impossível ser o que não é por muito tempo, além de exigir um esforço desnecessário. “Seja sincera, demonstre suas qualidades, qualificações e competências. Nada melhor do que trabalhar em um lugar onde você possa ser o que é tendo afinidade com a cultura da empresa. Por isso tente identificar empresas que você tenha afinidade. É muito diferente escolher uma empresa para trabalhar do que ser escolhida”, conclui.

http://www.maisrevistamulher.com.br/artigos/ver/86/estilo-e-personalidade-sao-diferenciais-em-entrevistas-de-emprego

Por: Redação – 11:53:58 – 15/04/2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *