Postado por Adriana Gomes em 20 de outubro de 2016 | Mercado de Trabalho

Dicas valiosas para processos seletivos on-line

Quer garantir o sucesso em processos seletivos online? Fique atento a essas dicas preciosas

Realidade nos processos seletivos são videoconferências, hangouts e gravações de pequenos vídeos que agilizam processos seletivos e facilitam a interação à distância.

Experiência que não deixa muita gente confortável, mas como já é realidade, nossa coluna está aqui para ajuda-los

Para participar desses eventos podem ser usados aplicativos multimídia: computador, tablet ou celular e estão sendo utilizados visando facilitar a vida de empregadores e candidatos e são ótimas porque otimizam o tempo para conhecer candidatos .

Nos processos seletivos a pessoa recebe instruções para o conteúdo e o tempo de duração que, geralmente não passar de 2 minutos para processos iniciais.

Causar excelente impacto positivo nesse pouco tempo é fundamental para passar para as etapas posteriores.

O fato de poder utilizar esses aplicativos em “qualquer lugar” exige do interessado na vaga alguns cuidados além daqueles de praxe numa entrevista convencional:

Seguem algumas dicas:

#1. Conexão de internet e equipamentos

A qualidade da conexão é muito importante, para que não afete o desenrolar da entrevista.

Há casos em que a videoconferência é interrompida por falha de conexão e isso compromete o tempo do candidato. Equipamentos de som e microfone devem ser conferidos anteriormente.

#2. Ambiente da entrevista

É importante estar num ambiente com bom isolamento acústico, silencioso e arrumado.

Cuidado com o enquadramento da câmera – cama desarrumada, roupas pela casa, animais de estimação fazendo barulho ou dispersando a atenção. Lembre-se que o local pode ser tão revelador sobre a pessoa quanto ela mesma.

#3. Não atrase

Como qualquer entrevista, combine dia e horário e seja pontual. Esperar o candidato online por muito tempo gera uma expectativa ruim logo de início.

#4. Apresentação pessoal

Lembre, apesar de você estar no conforto da sua casa, a noção de que você está participando de uma entrevista e que esse evento tem sua formalidade . Cuide da sua aparência.

Faça barba, arrume o cabelo, a camisa e para as mulheres o mesmo cuidado que teria para uma entrevista presencial .

#5. Comunicação clara e objetiva

Boa fluência verbal, dicção e organização clara das ideias são fundamentais. Nem sempre as pessoas conseguem ser tão espontâneas ao responder a perguntas sem um interlocutor do outro lado da tela.

Reserve tempo, pois quando a entrevista é realizada por meio de links, não pode haver interrupções para não perder a chance da resposta.

A entrevista, em muitos casos, é gravada, o que permite analisar micro expressões e voltar a imagem várias vezes, recurso que não existe numa entrevista presencial.

Na entrevista gravada, todo o cuidado é pouco com informações confidenciais das empresas onde tenha trabalhado antes.

Sempre que possível organize um roteiro mental dos aspectos fundamentais que devem ser falados e haja naturalmente.

Candidatos que falam demais ou dispersos são avaliados igual a uma entrevista presencial. Estar preparado para as perguntas é a melhor opção.

Se prepare, pesquise sobre a empresa e negócios e seja você mesmo!

#6. E-mail e foto

Certifique-se que seu e-mail é adequado e que a foto de perfil da sua ferramenta não está informal demais.

Além do vídeo, recrutadores observam o comportamento virtual dos candidatos.

A entrevista virtual, entretanto, ainda não substitui a presencial. É uma etapa preliminar e, na grande maioria das vezes, será a presencial que determinará a escolha do candidato. Seja qual for o formato, o preparo sempre é fundamental. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *