Postado por Adriana Gomes em 26 de outubro de 2011 | Mercado de Trabalho

Como identificar um bom funcionário?

Quais as características dos bons funcionários?


Respondido por Adriana Gomes, especialista em gestão de pessoas

Essa é uma tarefa importante, pois muitos empregadores só reconhecem seus colaboradores quando eles são abordados por outras empresas e recebem uma oferta salarial mais atraente.

É importante estar atento e próximo ao time, não apenas para cobrar resultados, mas para perceber a diferença entre as pessoas. Para alguns, ser elogiado por estar se dedicando e se esforçando pode ser muito estimulante e melhorar a qualidade da relação profissional e a produtividade. Outros precisam de desafios, alguns gostam de mais autonomia.

Não existem regras para classificar alguém como um bom funcionário. Isso depende muito dos valores, da cultura da empresa e da característica do trabalho que será desempenhado.

Cumprir horário, hoje, já não caracteriza mais um bom funcionário. O tempo dedicado ao trabalho pode ser flexível e a entrega do resultado pode ser o melhor indicativo.

Para outras atividades existem dezenas de indicadores para mensurar produtividade. Cabe ao gestor da pequena empresa identificar quais são as competências desejáveis para cada cargo, trabalhar em parceria com cada membro da equipe sendo diretivo, dando apoio e delegando novas tarefas nos momentos certos.

Adriana Gomes, especialista em RH Adriana Gomes é coordenadora do Centro de Carreira e do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da pós-graduação da ESPM.

http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-identificar-um-bom-funcionario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *