Postado por enrico em 10 de novembro de 2015 | Mercado de Trabalho

As 10 profissões mais difíceis de explicar para os pais

Você entende a profissão dos seus filhos? Veja quais são as profissões mais incompreendidas pelos pais.

Seus pais sabem explicar o que você faz no trabalho? Se a sua profissão é mais tradicional – como médico, agricultor ou professor – é mais provável que sim.

Mas, se a sua atividade profissional envolve gerência de mídias sociais ou design de interface de usuário, por exemplo, talvez seja um grande mistério para eles.

As duas profissões (gerente de mídias sociais e designer de interface de usuário) aparecem na lista das mais incompreendidas por pais entrevistados em pesquisa mundial feita pelo LinkedIn.

Dos mais de 11 mil pais que participaram do levantamento, feito em 17 países, 8 em cada 10 não se sentem confiantes para explicar o que seus filhos fazem no trabalho.

Confira quais são as carreiras que os pais mais têm dificuldade de entender no Brasil e também no mundo.

#1. Gerente de mídias sociais

No Brasil é a carreira mais difícil de explicar para os pais: 73% deles não souberam definir o que gerentes de mídias sociais fazem no trabalho.

A carreira também aparece em 4º lugar no ranking global, com 69% dos pais entrevistados admitindo falta de confiança para explicar como ela funciona.

#2. Gerente de relações públicas

É a segunda profissão mais incompreendida pelos pais brasileiros. Segundo a pesquisa, 73% não se sentem à vontade para explicar o que faz um gerente de relações públicas.

No ranking global, a profissão também aparece mas em 8º lugar, é uma incógnita para 60% dos pais entrevistados.

#3. Design de interface do usuário

Terceira da lista no Brasil, a carreira em design de interface de usuário é complicada na hora de definir para 72% dos pais entrevistados por aqui.

No ranking global, é a primeira da lista, incompreendida por 80% dos pais entrevistados nos 17 países onde a pesquisa foi feita.

#4. Subeditor

Para 72% dos pais brasileiros que participaram da pesquisa, explicar o que faz um subeditor não é tarefa simples, o que coloca a carreira em 4º lugar no ranking do Brasil.

Na lista global, aparece em 5º lugar, incompreendida por 67% dos pais.

#5. Gerente de equipe esportiva

O que faz um gerente de equipe esportiva?

Esta é uma dúvida de 72% dos pais brasileiros entrevistados e de 55% dos pais dos 17 países que integram a área em que foi feita a pesquisa.

#6. Bombeiro

Apagar incêndios é apenas uma das funções de um bombeiro.

Talvez esta esteja na ponta da língua dos pais brasileiros, mas explicar de maneira geral o que faz um bombeiro no seu dia a dia de trabalho é difícil para 71% dos pais entrevistados.

Por isso, a profissão é a 6ª do ranking brasileiro. Na lista global, não apareceu entre as 10 mais incompreendidas.

#7. Piloto

Definir a rotina de um piloto não foi fácil para 71% dos pais entrevistados no Brasil.

Na lista que engloba pais dos 17 países em que a pesquisa foi feita, a carreira não aparece entre as 10 mais difícieis de explicar, segundo os dados do LinkedIn.

#8. Cuidador

O verbo cuidar é bem abrangente em relação ao significado como ação e talvez por isso seja tão difícil definir o trabalho de um  cuidador profissional.

A profissão aparece em 8º lugar na lista de carreiras incompreendidas por pais brasileiros.

Na lista global, também não apareceu em as 10 primeiras, assim como piloto ou bombeiro.

#9. Designer de moda

A carreira é imcompreendida por 70% dos pais brasileiros e por 57% dos pais entrevistados nos 17 países em que a pesquisa do LinkedIn foi realizada.

Por isso, aparece em 9º lugar no  ranking só do Brasil e também na lista global.

#10. Produtor de rádio

O que faz um produtor de rádio é uma dúvida para 70% dos pais brasileiros entrevistados e para 64% dos pais dos 17 países participantes da pesquisa.

A carreira, que fecha a lista das 10 mais difíceis de definir para os pais no Brasil, é a 6ª na lista global.

___

Este artigo foi publicado originalmente na Revista Exame.

Uma resposta para “As 10 profissões mais difíceis de explicar para os pais”

  1. Camila disse:

    Entendo perfeitamente! Sou encarregada de SEO e minha família não se conforma e não consegue entender o que eu faço exatamente rsrsrs. Achei essa matéria bem legal, muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *