Postado por Adriana Gomes em 19 de novembro de 2014 | Mercado de Trabalho

As 10 novas habilidades para o mercado de trabalho

Você já deve ter percebido que sobreviver no mercado de trabalho não é tão simples como era antigamente. Aqui está o que você precisa fazer para não ser engolido

O que entendemos como trabalho e carreira está em constante evolução. Novas necessidades geram novas oportunidades que, por sua vez, geram novos profissionais para atendê-las.

Mudanças grandes, sobretudo as de natureza tecnológica, tendem a alterar o relacionamento entre o profissional e o trabalho que ele desempenha.

Se hoje parece impossível pensar em qualquer escritório sem a presença de um único computador, ainda na primeira metade do século XX o barulho das máquinas de escrever tomava conta do ambiente.

Com as novas demandas, novas habilidades passam a ser requeridas de um profissional capacitado.

Elas serão necessárias para navegar nesse ambiente que emerge, e uma coisa é certa: as pessoas terão de se tornar aprendizes adaptáveis para a vida toda.

Confira uma lista com as 10 novas habilidades que serão imprescindíveis no mercado futuro.

#1. Pensamento computacional

A linguagem de programação será necessária para dar sentido aos dados cujo volume aumenta exponencialmente com o passar dos anos.

Saem as habilidades com o Microsoft Office e entra a capacidade de análise estatística. Ainda assim, será preciso lapidar a capacidade de agir na ausência de dados.

#2. Mentalidade de design

Com novas tecnologias vêm novas oportunidades de ampliar os limites do design no trabalho, possibilitando a criação de ambientes aptos a produzir os resultados que desejamos.

#3. Gestão da carga cognitiva

Será necessário transformar a imensa massa de volume de informações em dados relevantes.

Para isso, será necessário desenvolver técnicas para lidar com a sobrecarga cognitiva, bem como ferramentas que auxiliem os trabalhos nesse processo.

#4. Conhecimento de novas mídias

A utilização de novas formas de mídia para a transmissão de informações será de extrema importância para os futuros trabalhadores.

Eles deverão ser capazes de analisar e utilizar vídeos e outras ferramentas de informação visual e sonora como hoje utilizamos textos e slides.

#5. Transdiciplinaridade

Muitos dos problemas do futuro serão complexos demais para serem solucionados por apenas uma área.

As abordagens multidisciplinares tomarão o lugar de outras mais comuns, para oferecer melhores soluções aos problemas que surgirão.

#6. Capacidade de conferir sentido

Haverá demanda crescente por habilidades que máquinas não possuem, como o pensamento, que não pode ser codificado.

A habilidade de conferir sentido nos ajudar a gerar um conhecimento único e crítico no processo de tomada de decisão.

#7. Inteligência social

Nem todos os profissionais são socialmente inteligentes, mas quem o é demonstra capacidade de avaliar as emoções dos que estão a sua volta e adaptar as palavras faladas, os gestos e até o tom de voz utilizando as emoções percebidas.

E isso é uma habilidade que nem as máquinas mais sofisticadas têm.

#8. Pensamento original e adaptativo

Desenrasco é uma palavra no português europeu, significando a habilidade em sair de qualquer situação independente da dificuldade e das condições em que a pessoa se encontra.

Ser capaz de se adaptar a qualquer situação será uma das habilidades vistas como premium no futuro.

#9. Competência intercultural

Essa habilidade se tornará importante para todos que trabalham, já que as organizações veem a diversidade, cada vez mais, como condutora da inovação.

Construir e gerenciar a diversidade, portanto, constituirá uma competência central na próxima década.

#10. Colaboração virtual

Como líderes de uma equipe virtual, os indivíduos têm de desenvolver estratégias para engajar e motivar um grupo disperso.

Para estimular a participação e a motivação, as plataformas colaborativas podem características como feedback imediato, objetivos claros e desafios sequenciais em estágios, típicas dos games.

___

Fonte: HSM Magazine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *