Postado por Adriana Gomes em 6 de outubro de 2020 | Artigos / Dicas / Mudança de Carreira

Sonho de trás para frente

Por Adriana Gomes
(para Folha de S. Paulo)

Converso com muitas pessoas que imaginam ter uma vida diferente e que investem horas dos seus dias pensando no que poderiam fazer. Em alguns casos, realizar esses planos exige abrir mão de status e viver com hábitos mais simples. Mas o que parece um rebaixamento pode trazer maior qualidade de vida, além de sentido de propósito.

Quando esse tipo de assunto surge e a pessoa está em devaneio, sorrindo, com os olhos brilhando, costumo perguntar: “e o que te impede de fazer isso?” A reação é semelhante a acordar alguém de um sonho bom. Não é crueldade, isso faz parte de ajudar as pessoas a viabilizarem seus projetos ou sonhos através da identificação de alternativas viáveis e sustentáveis.

Depois de muitas desculpas e senões, o que restam mesmo são os medos. Temor de dar errado, de abrir mão do certo, mesmo que esse não esteja bom e nem esteja fazendo bem. A ideia de viver de outra maneira assusta.

Dá medo ainda o que os outros vão pensar, não ser compreendido pela sua opção tão diferente, não corresponder às expectativas de pessoas próximas.

Há também o receio da possível frustração, de querer voltar e não poder mais.

Para minimizar todos esses medos é fundamental, primeiramente, sonhar direito! Ou seja, dê foco para seus projetos. Imagine os passos que precisaria dar para chegar até seu sonho, como um filme de trás para frente. Uma técnica utilizada por muitos “coaches” e que ajuda a construir as pontes para a realização de projetos.

À medida que se consegue imaginar esses desdobramentos, é possível traçar prioridades, prazos e etapas que precisarão ser cumpridas. Quais investimentos precisarão ser feitos? Quais pessoas serão envolvidas?

Com os passos bem definidos, a grande mudança imaginada parece mais realista e os medos tendem a diminuir.

Mudanças muito radicais e rápidas dificilmente se sustentam. Determinação e persistência fazem parte do perfil daqueles que realizam seus projetos. Os sonhos são excelentes combustíveis e os medos são ótimos freios. Minha sugestão? Sonhe direito e busque os meios para realizar.

Link original da matéria:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/adrianagomes/2016/05/1768722-sonho-de-tras-para-frente.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=comptw

Uma resposta para “Sonho de trás para frente”

  1. Юлия disse:

    Imagine os passos que precisaria dar para chegar ate seu sonho, como um filme de tras para frente. Uma tecnica utilizada por muitos coaches e que ajuda a construir as pontes para a realizacao de projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *