Postado por Adriana Gomes em 7 de julho de 2020 | Artigos / Dicas / Gestão de Carreira / Mudança de Carreira

Conheça os sinais de uma carreira estagnada

Por Patricia Rodrigues
para #Trendings

Orientadora de carreira diz como identificar uma carreira estagnada e dá dicas para mudar o jogo

De quanto em quanto tempo você troca de smartphone? Esse aparelho que é campeão na lista dos objetos com obsolescência programada também diz muito sobre o estado de saúde da sua carreira. A vida prática mostra que, dois anos depois de comprados, em muitos casos eles ficam mais lentos, começam a falhar e os aplicativos já não funcionam da mesma maneira.

Esse “prazo de validade” também ajuda a avaliar a quantas anda a velocidade de sua vida profissional — especialmente se nada aconteceu de interessante nesse período. Quem compara é a professora Adriana Gomes, coordenadora do Programa de Integração Nacional de Carreiras da ESPM e autora do livro Tô Perdido! Mudança e Gestão de Carreira (Qualitymark Editora). “É bom acender a luz amarela se até o seu celular já foi trocado e você percebe que, apesar de gostar do que faz, não ocorre qualquer mudança positiva”, explica.

Perceba também se obteve algum tipo de ganho, como novos aprendizados. Eles valem para todos os dias e momentos, inclusive os de crise e até em uma pandemia, como estamos vivendo agora. “Eles nos obrigam a lidar com diferentes ferramentas e aplicativos de comunicação, novas demandas e formas de trabalhar”.

ALERTA VERMELHO SE…

1. Executa a mesma função há 3 ou 4 anos. Gosta do que faz, mas não tem nada de novo e positivo para contabilizar nos últimos dois anos;

2. Sente que está “emburrecendo”: não aprende nada de diferente, nem participa de novos projetos ou possui desafios;

3. Não tem motivação para trabalhar;

4. Não recebe aumento de salário;

5. Não tem qualquer perspectiva de promoção.

O QUE FAZER

1. Abra mão do comodismo e mantenha a mente aberta = seja ativo e disposto;

2. Não resista às mudanças e adapte-se às novidades para não se tornar desinteressante para o mercado;

3. A falta de atualização é sinônimo de morte lenta: não espere que a empresa dê o input para que você aprenda novas habilidades ou ferramentas (esqueça as desculpas como ninguém me pediu, então não vou fazer ou meu tempo é todo dedicado para empresa e não dá para fazer cursos);

4. Pergunte-se e avalie até que ponto uma pós-graduação pode alavancar sua carreira;

5. Se optar por uma pós, as de áreas diferentes da graduação ampliam a visão do mercado, as possibilidades e os focos de atuação (exemplos: direito com pós em comunicação; engenharia com pós em logística, gestão de projetos ou marketing).

Link original da matéria:

Conheça os sinais de uma carreira estagnada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *