Postado por Adriana Gomes em 7 de fevereiro de 2017 | Desenvolvimento de Competências / Planejamento de carreira

Administração do Tempo

Administração do Tempo + Atitude = Êxito
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Uma das grandes dificuldades entre os profissionais é a capacidade para gerenciar o  próprio tempo. O Tempo é:

  • democrático
  • finito
  • e não pode ser poupado.

 

Ou seja , todos nós temos 24 horas! Não conseguimos guardá-lo, portanto, só nos resta aprender a administrar a nós mesmo em relação ao tempo para sermos mais produtivos e eficazes.

Atendo muitos profissionais que se queixam em relação ao stress, e comentam que o tempo é pouco para tudo o que precisam fazer. Assim, para manter um bom relacionamento com o tempo você deve saber, primeiramente,  quais dificuldades encontra para usá-lo de maneira adequada.

Onde seu tempo vai embora inutilmente?

É importante identificar QUAIS tarefas tem que realizar e estabelecer  QUAL é a prioridade de cada uma delas. Muitos autores que tratam sobre o tema, afirmam que Administração do tempo não é técnica, mas está relacionada ao comportamento.

Portanto, não existe nenhuma técnica milagrosa,  nem aplicativo  ou agenda eletrônica que resolva o problema da má administração do tempo.

Para administrar o tempo  é preciso Administrar tempo é preciso ATITUDE ASSERTIVA diante de uma tarefa.

DICAS:

  1. Escreva as suas tarefas num caderno, agenda ou algum lugar que esteja sempre visível ou de fácil acesso
  2. Estabeleça as prioridades para as tarefas mais importantes (antes que elas se tornem urgentes) e determine prazos finais para todas elas e sinalize-as quando tiver terminado
  3. Faça primeiro os trabalhos mais difíceis, enquanto você está mais disposto. Deixe por último, as tarefas menores, já que estará mais cansado ao final do dia.
  4. Quando começar a fazer um trabalho, termine-o. Se deixar para depois, corre o risco de perder muito tempo para retomá-lo.
  5. Saiba dizer não. O receio em desagradar o outro e de não se mostrar prestativo e disponível sempre, compromete o seu tempo. Se for importante agende um horário com a pessoa, explique que você precisa concluir uma tarefa e que assim que possível, entra em contato. Não precisa ser rude, apenas defina um horário mais conveniente. Isso também é assertividade.

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