TÔ PERDIDO! Mudança e Gestão da Carreira

A sensação de estar perdido profissionalmente é mais frequente do que se possa imaginar. Acompanhando pesquisas sobre satisfação profissional realizadas por empresas respeitáveis no Brasil e no exterior ao longo dos últimos quatro anos, é possível afirmar que entre 60% e 70% da população mundial se sente parcial ou totalmente insatisfeita profissionalmente.

Os motivos são diversos e podem ir desde a relação com a liderança, falta de perspectivas de crescimento e de reconhecimento. Há ainda a insatisfação salarial, mas ela, na maioria das pesquisas, e por anos consecutivos, não aparece como o principal motivo.

Estar perdido é como as pessoas descrevem a inadequação profissional e as incertezas diante das escolhas das possibilidades do mercado. É a perda do sentido naquilo que está fazendo.

Esse sentimento é muito ruim, pois passamos mais tempo na relação de trabalho do em qualquer outra relação e é muito penoso, despender a vida num trabalho sem sentido e sem sentir.

Na minha percepção, de quem trabalha com essa realidade diariamente, assessorando pessoas que perdem a perecepçao do valor e significado do trabalho, nem sempre há um motivo único para esse mal estar, -quando há, são situações mais simples de resolver. Mas na maioria das vezes é a soma de alguns fatores que faz com que os profissionais percam o sentido com o que fazem.

Realizar uma atividade sem sentido e sem propósito por longas jornadas é um grande sacrifício. Uma das consequências possíveis é o adoecimento. Altos índices de afastamento do trabalho se dão por motivos de saúde e são consequências desse desajuste profissional.

Fazer escolha profissional não é fácil, como já discutimos algumas vezes nesta coluna. Sempre enfatizo que o autoconhecimento é fundamental para que as escolhas possam acontecer de maneira mais coerente com valores, crenças e propósitos pessoais. Elas devem estar alinhadas minimamente com projetos de vida. Pesquisar e conhecer o mercado de trabalho também será fundamental nesse processo.

Quem sabe, com essas dicas, estar perdido não seja mais a sua sensação.

Livro de Adriana Gomes apresenta caminhos e alternativas para profissionais encontrarem respostas para as dúvidas de carreira.

Em seu livro, Tô Perdido! Mudança e Gestão de Carreira, Adriana Gomes apresenta os caminhos e alternativas para que você consiga encontrar as respostas para se situar profissionalmente, seja na mudança de emprego, de carreira ou mesmo empreendendo em negócio próprio.

Com grande experiência, tanto como profissional de empresas quanto como Orientadora de Carreira, com uma prática de consultório bem sucedida ela acumulou aprendizado sobre o assunto que lhe permitiu escrever um livro ao mesmo tempo profundo, que convida o leitor a uma reflexão intensa sobre a sua carreira e seus objetivos, e acessível.

Sem dúvida, os leitores reconhecerão que um dos grandes méritos da autora e desta obra é traduzir conceitos complexos em linguagem simples, como somente os realmente conhecedores conseguem – Professor Alexandre Gracioso – VP Acadêmico da ESPM.

Compre já o novo livro de Adriana Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *