Você é capaz de resolver os problemas da sua empresa?

 

Podcast da matéria para Rádio Bandeirantes – Adriana Gomes, colunista do programa Carreira em Foco


 

Resolver problemas faz parte da natureza humana, os profissionais eficazes capazes de solucionar as dificuldades, me enchem de orgulho. Faço questão de indicar esses bons profissionais de recomendar e de reconhecer, afinal eles não são fáceis de se encontrar.

 

Os conceitos de eficiência e de eficácia ajudarão a compreensão do tema. A EFICIÊNCIA significa fazer do jeito correto e EFICÁCIA significa alcançar o resultado desejado. Os livros de administração estão repletos de exemplos e de situações em que o sujeito é eficiente ou eficaz, um deles que eu gosto de mostrar é:

 

“Existe uma poça d’água na sua sala, e a pessoa eficiente corre pega o pano, o rodo, seca direitinho e fica ótimo… Só que logo a água volta e uma nova possa se forma dentro da sala. Por mais que o trabalho tenha sido executado, retoma-se o problema. A pessoa eficaz verifica a origem do vazamento, o que pode ser feito para solucionar, e age ali, acabando de uma vez por todas com o problema. ”

 

Há muitos profissionais que não sabem porque perderam seu espaço no mercado de trabalho, mas eu digo que é porque não são nem eficientes e nem eficazes. Estes fazem o mínimo com má vontade e ainda acham que são injustiçados. Se colocam como vítimas e se consideram perseguidos pela má sorte. Na percepção deles, os empregadores e a chefia tem má vontade com eles, por isso é que eles não conseguem manter seus empregos. Esses profissionais certamente desconhecem o conceito de EFICIÊNCIA e EFICÁCIA e não buscam aprimorar suas práticas, desconsideram a concorrência e se contentam dessa forma.

 

Os profissionais podem ser eficazes, em qualquer área, desde que ajam no sentido de solucionar os problemas e atingir os objetivos. Se você determina o que precisa ser feito e leva em consideração o contexto, os recursos financeiros, os materiais, os prazos e a importância, você dificilmente ficará desempregado por muito tempo. Um profissional competente e habilidoso é altamente desejado pelas empresas, pois se aprimoram constantemente, ampliando suas experiências.

 

O mercado de trabalho necessita de pessoas capazes de:

  • Tomar decisões
  • Liderar
  • Resolver conflitos
  • Utilizar conhecimentos adquiridos ao longo do processo acadêmico.

 

Com as habilidades básicas para abordar uma situação complexa:

  • Identificar variáveis e relacionar elementos relevantes.
  • Visualizar possíveis métodos para solução, selecionar estratégias e recursos.
  • Executar o planejado, com o foco na reflexão e na ação.
  • Fazer a crítica da solução encontrada; comparar com experiências anteriores; imaginar alternativas.

Você tem esse conhecimento? Seria alguém recomendável?

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