O que você fez com seu primeiro salário?

 

Podcast da entrevista com a Rádio Bandeirantes

 


O primeiro salário

 

A emoção de receber o primeiro salário é praticamente inesquecível. A grande maioria das pessoas costuma lembrar com precisão o que fez com o dinheirinho. Receber o primeiro salário pode ser considerado como um ritual de passagem, da adolescência para a idade adulta.

Muito menos pelo valor em si, mas muito mais pelo significado. Essa remuneração está relacionada ao fato de que alguém reconheceu seus méritos, proporciona a percepção de inserção num novo universo, o universo dos trabalhadores, profissional. 

Eu me recordo muito bem o que eu fiz com meu primeiro salário. Comprei um tênis All Star branco de cano longo, que durou uns 15 anos e dei entrada na minha coleção do Freud, que tenho até hoje. Me lembro da sensação de conquista, de autonomia que teria dali para frente. Na verdade, nem era tudo isso, porque efetivamente deveria representar algo em torno de R$ 250,00, hoje!  Mas, isso é o que menos importa e sim, o empoderamento, a auto-estima, a confiança, a vontade de não decepcionar, de fazer o melhor, de continuar trabalhando.

Com o passar do tempo, perdemos de vista essa referência emocional e o ponto de partida da vida profissional. Hoje, com meu filho vivendo essa emoção e conversando comigo sobre seus planos e projetos futuros, acabou resgatando essa memória tão importante na minha vida. A emoção dele, me fez pensar quanto é bom pensarmos de onde saímos e onde estamos na trajetória profissional.

São conquistas importantes e o pagamento é apenas mais um estímulo. Porque não é o dinheiro em si, mas o que se pode fazer com ele. Proporcionar um agrado para os pais, como forma de reconhecer o esforço, a dedicação, o carinho os investimentos, enfim, um presente para uma pessoa querida, aquisição de um objeto de desejo e a possibilidade de se planejar para conquistas futuras.

O primeiro salário, abre a perspectiva para sonhar, planejar, se organizar financeiramente para a vida.


A minha pergunta para você, é: O que você faz com seu primeiro salário?

(Deixe sua mensagem, contando como foi e o que fez de especial.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *