Fortaleça suas qualidades diferenciadoras

Podcast Rádio Bandeirantes, Adriana Gomes (colunista)


Qual é a importância de desenvolver as competências das quais você já é muito bom?

 

Eu sempre digo que não existe um momento oportuno para começar a investir no seu desenvolvimento pessoal. Se você começar hoje, já é um ótimo sinal!

 

A gente vive de crise em crise, essa é a nossa realidade. Entre as crises vivemos dias melhores, foi isso que eu disse em uma palestra para empresários da FIESP, o que quer dizer que não adianta reclamar dos fatos e das circunstâncias é preciso encarar a situação de frente e ter coragem para superar as adversidades. Por isso, invista nas suas fortalezas!

 

Em momentos sensíveis, como os que estamos vivendo, há a necessidade de rever planos e projetos para que consigamos atravessar, com menores perdas e, se possível, com ganhos. Quando eu digo ganhos, eu não me refiro unicamente ao dinheiro, mas aos aprendizados que se tiram dessas experiências. Portanto, eu sugiro a concentração no fortalecimento das suas qualidades diferenciadoras, ou seja, tire o máximo proveito daquilo que você já faz muito bem, identifique as suas limitações, aprofunde os seus conhecimentos técnicos e relacionamento com pessoas. Outra sugestão importante, faça parte de associações e de grupos e compartilhe suas ideias. Mapeie o mercado, por meio de pesquisas de vagas e identifique o que as empresas estão precisando.

 

Quais são as prioridades das empresas hoje? Acompanhe as informações de revistas setoriais, fique atento aos cenários macroeconômicos!

 

Você mais do que ninguém deve saber com clareza o que faz bem feito. É importante identificar de que maneira esse conhecimento, essa habilidade ou essa atitude, poderão te diferenciar frente a um futuro empregador, ao cliente, ou até mesmo ao mercado que você deseja investir ou empreender.

 

Não se esqueça do AUTOCONHECIMENTO! Imprescindível para você conhecer seu diferencial! Tenha o conhecimento da sua trajetória, analisando seus erros e seus acertos, busque no mercado as oportunidades para aplica-los da melhor maneira possível.

 

BOA SORTE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *