Estágio para quem tem mais de 40 anos

Texto extraído do Podcast da Coluna Carreira em Foco da Rádio Bandeirantes. Ouça nosso bate-papo!

 

Num momento em que há índices elevados de desemprego no país, há muita gente querendo voltar à fase de estágio. Uma pesquisa do CIEE realizada há três anos mostra que dos 180 mil estagiários de então, cerca de 5 mil tinham mais de 40 anos. (Total no CIEE: 5168 – Total no Estado de SP: 3441.)

 

Nesse inicio de ano, o CIEE contabiliza de 6200 estágiarios com mais de 40 anos. De acordo com o CIEE, esse cenário é um movimento novo que tem crescido dia a dia e nos revela que hoje muitos executivos com carreiras estáveis, deixam suas profissões para recomeçar do zero.

 

Alguns deles retornaram ao estágio porque estavam em busca de renda; outros, porque estavam mudando de profissão. O estagiário, na prática, tem grandes chances de ser efetivado (64%), conforme pesquisa do CIEE.

 

Ter um estagiário nessa faixa de idade também é muito saudável para as empresas, que podem contratar alguém com mais experiência de vida e que já sabe lidar com as pressões do trabalho.

 

Esse encontro de gerações de jovens de 20 anos com pessoas de 40 anos traz resultados para a empresa, gera troca de experiências muito positiva e isso é benéfico para todos os envolvidos, incluindo empresa.

 

De acordo com Luiz Copolla, superintendente do CIEE, esse número tem aumentado gradativamente, pois as empresas têm reconhecido vantagens em ter pessoas mais velhas em estágio, pois consideram que essas pessoas possuem mais experiência de vida, maturidade, comprometimento, alguns diferenciais que por vezes são imprescindíveis. Os seniores sentem-se ainda mais motivados quando possuem uma oportunidade dessas, pois  vivenciam a experiência como desafio e sentem vontade de dar o melhor de si. O aumento da expectativa de vida tem sido um dos grandes influenciadores na tomada de decisão antes de mudar a profissão.

 

Os cursos dos estagiários mais procurados:

 

  • PEDAGOGIA
  • DIREITO
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • SERVIÇO SOCIAL
  • PSICOLOGIA
  • ADMINISTRAÇÃO
  • ENFERMAGEM
  • CIÊNCIAS CONTÁBEIS
  • EDUCAÇÃO FÍSICA
  • ENGENHARIAS

 

O valor da bolsa-auxílio pode variar entre em R$700 e R$ 4mil.

As pessoas podem se cadastrar através  do site  http://www.ciee.org.br/portal/index.asp

 

Uma resposta para “Estágio para quem tem mais de 40 anos”

  1. Trabalho como agente de apoio em um cei da pref. Ssp . meu cargo de concurso é vigia . terminei o ensino médio à pouco tempo . fiz o curso de informática . e gostaria de fazer um estágio .aprendizado em alguma empresa . pois achei muito interessante . gostaria de fazer um estágio .depois do meu horário de trabalho que é as 16:00 há .quero seguir uma nova profissão
    Ou na área de administração ou contabilidade . depois desta idade quero aprender coisas novas e ter uma renda à mais se tiver está oportunidade.tenho 46 anos . obrigado pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *