Entrevista de Trabalho

Podcast da matéria de Adriana Gomes para a Rádio Bandeirantes.


 

É compreensível imaginar que o poder desse momento importante do processo seletivo, esteja apenas nas mãos do entrevistador, entretanto, apesar dos números exorbitantes do desemprego no país, acredite não é fácil encontrar bons profissionais para o preenchimento das vagas.

 

Sempre falo, nesta coluna, sobre a importância da atualização, da reciclagem, da melhoria do grau de empregabilidade através da educação.

 

Se apresentar bem para a entrevista de trabalho é fundamental. O candidato a vaga deve minimamente saber onde está indo, se informar sobre a empresa, o que faz, como ela está posicionada no segmento em que ela atua. Saber sobre o negócio ajuda a entender também, minimamente quais são as necessidades e problemas que essa empresa pode estar passando, principalmente na sua área de atuação.

 

Saber com quem vai falar. Muitas vezes, quando a pessoa é abordada para fazer uma entrevista, fica tão nervosa e ansiosa que não pergunta com quem irá conversar. Obter informações do seu entrevistador, assim como certamente ele deve fazer com você, também ajuda. Saber o cargo, o poder decisório que ele tenha dentro do processo.

 

Recomendações que nunca são demais, e que apesar de tudo muitas vezes acontece é não se atrasar para a entrevista. Esteja arrumado, vestido adequadamente para o tipo de empresa e negócio para o qual está se candidatando.

 

A entrevista é uma via de mão dupla. Por isso mesmo, se prepare para fazer algumas perguntas que ajudem você a entender quais são as expectativas da empresa em relação à aquela vaga, tente saber, através de perguntas o que o gestor espera da pessoa que ocupará essa posição. Você pode e deve fazer perguntas!

 

Quanto mais cedo você obtiver essas respostas, melhor conseguirá responder e valorizar suas experiências

 

O Vida e Carreira faz também Orientação e Suporte para Entrevistas de Trabalho.

Saiba mais!

Uma resposta para “Entrevista de Trabalho”

  1. PAULO IVO DA ROCHA disse:

    Adriana, boa noite!
    Estou aposentado e preciso enviar curriculo amanhã para a empresa. Nada disseram sobre qual atividade estão preenchendo. Sabem que trabalhei com atendimento a clientes e cheguei ao cargo de Gestor de Atendimento.
    Vc teria alguma dica para o preenchimento do currículo ?
    Grato a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *