Área de Facilities – Trabalhamos para seu conforto

Resolver problemas faz parte da natureza humana. Profissionais eficazes, capazes de solucionar as dificuldades, me enchem de orgulho, eu indico mesmo, recomendo e de reconheço. Afinal, eles não são fáceis de encontrar.

Fui convidada, ontem, para conversar com um grupo de Mulheres que tem no seu dia-a dia, resolver problemas. As pessoas vão para o trabalho e não imaginam tudo que precisa ser providenciado, mantido, reposto, organizado e limpo para que quando cheguem esteja tudo funcionando. São as Mulheres de Facilities.

O que é essa profissão Facilities ou “facility management” gestão de facilidades. É a combinação otimizada de esforços que visam facilitar as atividades de todas as áreas de uma organização. Alguns exemplos de atividades diárias desempenhadas pelos gestores de facilidades são o controle da qualidade da limpeza do edifício, a supervisão das equipes de manutenção, o levantamento de problemas de conservação do edifício, segurança, a gestão de contratos de tercerizados, elaboração e acompanhamentos de  relatórios operacionais.

Além disso também é da responsabilidade dessa área: help desk, ou seja encarregado da gestão de grande parte dos pedidos relacionados aos problemas reportados pelos usuários. Tem mais, Gestão energética, engenharia – hidráulica, manutenção preventiva, corretiva, ar-condicionado,  telefonia

Você sabia que todas as organizações importantes devem ter preparado um plano de continuidade de negócio (BCP – business continuity plan em inglês) que garanta a continuidade das operações ou a sua recuperação rápida em caso da ocorrência de uma falha ou incidente grave, como um incêndio, uma inundação ou um atentado terrorista. Nas grandes organizações, o plano de continuidade pode prever a mudança dos seus funcionários para uma instalação alternativa, a partir da qual possam assegurar a continuidade das operações no caso do edifício principal ficar inoperante. Os planos de continuidade devem ser testados periodicamente, através da realização de testes e simulações. Os gestores de facilidades terão sempre um papel principal não só na elaboração dos planos de continuidade, mas também na sua execução sempre que tenham que ser ativados.

É sem dúvida uma profissão desafiadora e quero parabenizar essa mulheres incríveis que atuam nessa área para que nossa vida profissional seja assegura com conforto e mais acolhimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *