Postado por Adriana Gomes em 25 de outubro de 2018 | Carreira e Educação / Desenvolvimento de Competências / Dicas / Tendências

Cursos e carreiras para quem gosta de tecnologia

Adriana Gomes
com apoio da Que Curso?

Conheça alguns cursos e graduações para quem tem afinidade com tecnologia e veja se alguma dessas carreiras tem a ver com você!

Como falamos na coluna da semana passada, a área de tecnologia está em alta no mercado de trabalho e continuará. Este setor está aquecido e apresenta carência de profissionais especializados.

Diversas pesquisas revelam que este cenário continuará assim por um bom tempo, pois o número de vagas para trabalhar na área de TI supera em muito o número de candidatos qualificados.

Se você gosta de tecnologia conheça melhor algumas dessas profissões:

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Hoje em dia praticamente qualquer tipo de empresa depende de sistemas informatizados para executar suas atividades, seja de venda, controle de estoque, logística, produção ou gestão. Mas pense também que nossa vida é acompanhada pelos programas de computador, aplicativos para celular e tablets.
Pois bem esse é o campo de atuação dos analistas de sistemas são eles quem constroem sistemas operacionais, software e até jogos eletrônicos. Quem estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas termina a faculdade apto a se envolver em todas as etapas do desenvolvimento de sistemas, desde o planejamento até os testes finais.
Cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

2. Cientista de Dados
É o responsável por analisar os dados gerados pelos consumidores de várias maneiras. Pode ser o trajeto mais feito em um site ou a seção mais visitada em uma loja de departamentos.
Hoje em dia, nada mais é feito no “achismo”. Com o avanço da tecnologia, as empresas conseguem mapear os seus pontos fortes e fracos, os seus erros e acertos do dia a dia.
Pra exercer essa função, as empresas procuram tanto profissionais habilitados em configurar as ferramentas pra mapear esses dados, quanto pra analisar esses dados.


3. Ciências da Computação

O curso de Ciências da Computação explora bastante a fundamentação teórica por trás da linguagem de programação e proporciona ao aluno visão ampla da informática no contexto empresarial. Ou seja, os cientistas da computação estão aptos a desenvolver qualquer tipo de ferramenta de informática, desde os programas mais simples para gerenciar o fluxo de caixa até sistemas complexos de processamento de informações.
Além de planejar e implementar software, este profissional também busca novas formas de utilizar computadores e desenvolve maneiras eficientes de tratar problemas computacionais.

4. Engenharia da Computação
No curso de Engenharia da Computação o aluno aprende a projetar e construir computadores e seus periféricos. Ele cria sistemas que integram a parte física destas máquinas (hardware) com diversos programas computacionais (software).
Um engenheiro da computação pode programar redes de computadores e todos os seus componentes, como PCs, roteadores, impressoras, etc. Também é responsável por produzir novos equipamentos e máquinas que atendam às necessidades do mercado.

5. Engenharia de Software
A Engenharia de Software está voltada para os aspectos práticos da produção de sistemas de computadores. Ela se ocupa da especificação, desenvolvimento e manutenção de programas, sejam eles para computadores pessoais, dispositivos móveis ou servidores.
Para desenhar e programar um software é necessário dominar diversas técnicas de computação, tais como linguagens de programação, base de dados, ferramentas, padrões, controle de qualidade, entre outros.

6. Designer – Especialista em UI e UX
Nessa parte aqui, temos duas divisões. O especialista em User Interface (interface do usuário) e User Experience (experiência do usuário).
Vamos tentar explicar a diferença entre as duas: na hora de construir um site novo, o profissional de UI trabalha com o desenho do site – a organização dele. Já o profissional de UX cuida da interação que o usuário vai ter com o site.
A UI pode ser algo como o banco, o volante, o motor de um carro. A UX pode ser a emoção de estar dirigindo aquele carro.

Se você está no PC, veja esse exemplo de UX aqui: http://tram-house.com/
Num mercado competitivo, as marcas querem ser os diferentes, e o site da empresa faz parte disso. Logo, os profissionais especialistas na produção desses sites diferentes e criativos são muito procurados.
Cursos: Design Gráfico, Design de Games, Publicidade & Propaganda, Comunicação & Multimeios.

7. Jogos Digitais
Se a sua afinidade com tecnologia está relacionada a videogames, o curso de Jogos Digitais pode ser uma boa escolha. O profissional desta área cria jogos para computador, videogame, celulares, tablets, internet, etc.
Ele pode se envolver na criação do roteiro do jogo, na definição das regras, das condições necessárias para avançar nas fases, os cenários, personagens, animações e muito mais.
Além dos games que são elaborados para o público em geral, quem se forma em Jogos Digitais pode desenvolver jogos educacionais, de treinamento ou simuladores de situações reais, como por exemplo: dirigir um caminhão, operar um paciente, pilotar aviões, etc.

8. Sistemas de Informação
O principal objetivo de quem trabalha com Sistemas de Informação é administrar o fluxo de tudo o que circula pela rede de computadores de uma empresa. Este profissional é responsável também por desenvolver os sistemas de armazenamento e de recuperação de todos os dados produzidos.

Ou seja, é ele quem elabora e gerencia um banco de dados seguro e eficiente para que as informações produzidas pela empresa possam ser acessadas de forma fácil e rápida por quem usa aquele sistema.

É importante dizer que cada curso vai te habilitar a exercer algumas funções específicas e, caso não consiga uma vaga em uma dessas profissões em alta, as alternativas pra cada curso são diferentes.

Por isso, saiba qual curso combina mais com você antes de tomar essa decisão. A Que Curso, oferece um teste vocacional, bem bacana, que poderá te ajudar nessa escolha. Vai lá! Você não vai se arrepender!

FAÇA O TESTE VOCACIONAL do Que Curso
Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/cursos-para-quem-gosta-de-tecnologia/

https://quecurso.com.br/blog/10-profissoes-em-alta-no-mercado-e-seus-salarios/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *