Apresentação e Oratória, diferenciais para qualquer profissional.

Muitos processos seletivos exigem que os candidatos façam apresentação pessoal, no trabalho, com frequência, os profissionais são demandados a fazer apresentações de projetos, produtos e serviços; acadêmicos precisam defender suas teses enfim, muito além do mundo virtual, escondido atrás dos teclados e da tela do computador o mundo real exige competência para as apresentações públicas e elas representam desafio e geram ansiedade e angústia.

Aqueles que se comunicam e se apresentam bem, são percebidos como melhores profissionais. Bons comunicadores também se beneficiam em relação à liderança, costumam ter melhor autoestima, mais confiança e até conseguem, através da boa argumentação, manejar melhor situações no dia-a-dia organizacional.

Falar em público nem sempre é uma tarefa fácil, até mesmo profissionais considerados altamente preparados e com um bom nível acadêmico também podem se complicar quando precisam passar uma mensagem verbalmente.

 

Conheci excelentes executivos com enormes dificuldades para proferir palestras ou mesmo para defender suas ideias em reuniões estratégicas. E situações assim podem ser delicadas ou mesmo embaraçosas para o profissional.
Entre os receios de quem se apresenta publicamente é o de ter suas ideias rejeitadas. O medo e a timidez surgem como os principais fatores que dificultam a boa expressão oral, mas também a falta de domínio sobre o assunto ou pouco tempo para preparar uma apresentação.

 

Com a experiência de ter trabalhado um longo período na área de Recrutamento e Seleção, me deparei com vários executivos considerados muito bem qualificados, mas que se sentiam desconfortáveis com a ideia de falar em público. Me recordo de um caso bem interessante, quando um candidato concorria para um cargo de Controler em uma empresa multinacional.

 

“Ele fez carreira em auditoria, possuía sólida formação acadêmica e como parte do processo seletivo foi convidado a fazer uma breve apresentação sobre um tema específico. Uma exigência do cargo seria a apresentação dos resultados da empresa para a matriz e toda a diretoria em encontros periódicos e mundiais. Apesar de se sentir visivelmente desconfortável com aquela exigência do processo, no dia da entrevista, o executivo assumiu a responsabilidade de elaborar uma apresentação de dez minutos, em português, para a diretoria contratante.

 

Para preparar sua exposição em público, o candidato teria uma semana, prazo considerado muito razoável para a selecionadora. Mas um dia antes da apresentação e para a surpresa de todos, o executivo entrou em contato com os responsáveis pelo processo seletivo dizendo que não se sentia confortável para fazer sua apresentação verbalmente. Ele chegou a afirmar que havia se esforçado, porém estava muito ansioso com a ideia de falar para um público desconhecido, inclusive, também cogitando se haveria a possibilidade dele enviar um relatório por escrito. O final desse caso foi o esperado: o profissional foi descartado do processo.

 

Por outro lado, nem tudo está perdido para quem sente dificuldade de falar em público, pois hoje existem vários materiais de leitura disponíveis sobre o assunto. Entretanto, só a leitura, nesse caso, não basta. A prática faz toda a diferença”. Há vários cursos de oratória que abordam a dificuldade de expressão em público, como também atividades teatrais que podem ser de grande valor, uma vez que além do aspecto verbal trabalham ainda o corporal, a respiração e a criatividade das pessoas.

 

Mas esses recursos de nada adiantam se a própria pessoa não identificar suas limitações e dificuldades em relação à própria comunicação, como também procurar minimizar e sanar os seus pontos fracos. Superar esses entraves denotará o amadurecimento pessoal e profissional e só o reconhecimento dessa deficiência permitirá o empenho necessário para solucioná-la.

Para os interessados o Vida e Carreira juntamente com a Widoox está com inscrições abertas para nosso programa de Oratória e Técnicas de apresentação. Com exercícios para lidar com o frio na barriga, o controle da timidez, a gesticulação e os conteúdos que prendem a atenção do público. Você fará apresentações filmadas e comentadas, com feedbacks imediatos sobre os seus aspectos fortes e pontos de atenção.

 

MATRICULE-SE!

Programa com 4 aulas – Dias 28 e 30/11 e 05 e 07/12

Horário: das 19h30 às 22h30

Local: Espaço Envolve

Rua França Pinto, 926 – Vila Mariana – São Paulo/SP

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO E CONCLUSÃO DO CURSO

http://cursos.widoox.com.br/tecnicas-de-apresentacao-presencial

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *