Postado por Adriana Gomes em 14 de julho de 2020 | Artigos / Desenvolvimento de Competências / Mercado de Trabalho / Tendências

Senso de Urgência

Por Adriana Gomes
(Nota: Artigo publicado na Folha de São Paulo em 2016)
#tbt

É o sentido de urgência que faz com que as pessoas resolvam situações. Trata-se da determinação interna, às vezes intuitiva, para solucionar problemas.

Não é raro encontrar os lamurientos ou frustrados entre as pessoas em que esse senso é baixo ou entre as que acreditam que as situações se resolverão por si só, magicamente.

A realidade é que o tempo passa e se não tomamos as rédeas das nossas vidas ele “escorre pelas mãos”, como já cantava o Jota Quest.

O senso de urgência diferencia aqueles que conseguem perceber o que precisa ser feito, no sentido de solucionar eficazmente uma situação, daqueles que são conduzidos pelas circunstâncias, seja na vida ou na carreira. Sem ele, perdem-se oportunidades, com ele, criam-se. Essa percepção auxilia a identificação de riscos iminentes.

Não acredito em mudanças radicais e em melhorias de curto prazo para nosso país, até porque o quadro é dramático. Mas, por outro lado, a situação é oportuna e urgente. A recuperação pode ser lenta, ou ao menos um pouco menos lenta, se ajudarmos a remar fazendo, cada um, o melhor que pudermos nessa história.

No fim de semana passado, fui ao supermercado de uma grande rede de varejo que, possuída do senso de urgência, tomou atitude aplicando descontos progressivos para aquisição de dois ou três produtos.

Essa ação ajuda as indústrias a manterem suas produções e os empregos nas fábricas, ajuda a rede a vender mais e a manter os empregos dos seus funcionários, ajuda os consumidores que, podendo se coletivizar, adquirem produtos com até 30% de desconto.

Na carreira, a percepção de que “é agora!” ajuda a buscar qualificação e investir tempo em aprimoramentos que podem fazer a diferença na hora da contratação. Pode ser aquele curso avançado de Excel ou as aulas de inglês que você passou anos adiando. A ideia é, além de reciclar, manter-se atualizado para quando as oportunidades surgirem.

Essa atitude proativa pode resultar em “mais sorte” quando a retomada dos empregos recomeçar, pois haverá mais necessidade de pessoas qualificadas não apenas tecnicamente, mas com senso de urgência!

 

Link da Matéria original:

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/adrianagomes/2016/05/1773606-senso-de-urgencia.shtml

Uma resposta para “Senso de Urgência”

  1. LUCIANA CAVALCANTI disse:

    Muito motivadora a matéria sobre senso de urgência. Gratidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *