Postado por Adriana Gomes em 10 de março de 2013 | Artigos / Planejamento de carreira

Jogar a toalha

3/03/2013 – 03h00

A Atitude do Papa pode servir como uma boa reflexão para a sua carreira

por Adriana Gomes

 Um assunto muito comentado nas últimas semanas tem sido a decisão do papa de deixar seu cargo. “Jogar a toalha” pode ser uma decisão sofrida, mas tem seus aspectos positivos e seu valor, pois coloca a pessoa diante de questionamentos importantes: “Por que e para que eu faço o que faço?”.

Estar no ponto mais alto de uma carreira nem sempre significa que a pessoa que ocupa o cargo esteja realizada. Abandonar o posto não quer dizer que se tenha falhado, mas, sim, que o trabalho deu certo por um tempo e que, agora, não funciona mais.

É uma situação bem desconfortável para a pessoa, pois geralmente ela se sente deslocada no lugar onde está. A pergunta “o que eu estou fazendo aqui?”, então, torna-se frequente.

A decisão de mudar a carreira pode levar meses, até anos, pois aspectos como o status, os desafios que a posição pode trazer, a remuneração, a estabilidade e a exposição ao mercado podem escamotear a percepção de que o que se faz perdeu o sentido. Surgem inseguranças quanto à própria competência e dúvidas sobre o que se pode fazer depois de tantos anos na mesma atividade.

Autoconhecimento é o caminho para evitar essas armadilhas. É importante analisar quais são seus objetivos, se eles estão alinhados com os projetos da empresa, se você quer mudar de carreira ou se pretende empreender em negócio próprio.

Antes de decidir, converse com pessoas que atuam na área em que pretende ingressar e mapeie o mercado. Com essas informações e um objetivo claro, fica mais fácil dar uma guinada na carreira.

DivulgaçãoAdriana Gomes é mestre em psicologia social e do trabalho, coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM e fundadora do site www.vidaecarreira.com.br. Escreve aos domingos, a cada duas semanas, no caderno ‘Negócios, Empregos e Carreiras’.

 

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/adrianagomes/1239326-jogar-a-toalha.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *