Postado por Adriana Gomes em 30 de dezembro de 2011 | Artigos / Negócio Próprio

Como incentivar seus funcionários a serem mais criativos?

Respondido por Adriana Gomes, especialista em gestão de pessoas

Um gestor não deve imaginar que a criatividade na empresa aconteça por decreto ou através de um e-mail corporativo. Há muito trabalho para se criar o ambiente e o clima que verdadeiramente promovam e incentivem as pessoas a serem criativas. O gestor tem uma parcela fundamental no encorajamento ou aniquilação desse ambiente.

Peça sugestões e ideias. Apresente uma proposta e objetivos realísticos. A falta de clareza é uma das falhas comuns nas organizações e dificulta a avaliação do desempenho da equipe.

Escute e não critique. Esteja aberto à inovação. Se for para fazer do seu jeito, não precisa pedir ideias. A atitude do gestor é fundamental, principalmente deixando claro que aceita mudanças que agregam valor ao negócio e aos próprios funcionários. Escutar sem criticar encoraja as pessoas.

Valorize as boas ideias e compartilhe. Se uma ideia for aceita, valorize o seu colaborador ou equipe, dê a ele ou ao time que propôs a ideia o mérito e incentive a implantação. As pessoas se sentirão mais motivadas e integradas à organização.

Aceite o risco de uma ideia nova. Mesmo sendo excelente na teoria, não quer dizer que seja da mesma forma na prática, assim, encarar o erro como forma de aprendizado pode ser tão estimulante quando o sucesso em si. Ninguém gosta de errar, assim, mesmo se o resultado final de uma iniciativa não for exatamente o sonhado, valorize o empenho e estimule sua equipe a não desistir.

Tenha a visão. Grandes empreendedores, como Steve Jobs, tinham ideia de onde queriam chegar e conseguiam que a equipe acompanhasse sua visão. Cada um com sua expertise pode contribuir de maneira diferente para o resultado final.

Seja acessível e dê feedback. Permita que as pessoas tragam sugestões, mesmo que pareçam meio estranhas no começo. Diga que vai pensar sobre o assunto, pense mesmo e dê feedback. Isso faz com que os colaboradores percebam que você está realmente interessado nas sugestões deles e mantenham o entusiasmo e a motivação.

Comemore e recompense. É importante comemorar com a equipe as conquistas atingidas, bem como recompensar. Um bônus é uma das possibilidades, mas sendo criativo, há outras compensações menos onerosas e fortemente estimulantes para pessoas criativas.

Adriana Gomes, especialista em RH

 

Adriana Gomes é coordenadora do Centro de Carreira e do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da pós-graduação da ESPM.
Envie suas dúvidas sobre gestão de pessoas para examecanalpme@abril.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *