Postado por Adriana Gomes em 14 de janeiro de 2019 | Artigos / Dicas / Mercado de Trabalho

4 dicas de ouro para conseguir um emprego novo em 2019

Adriana Gomes

Tem sido um prazer estar aqui na Rádio Bandeirantes por quase 5 anos, nesse período, tratamos sobre inúmeros assuntos relacionados a gestão da sua carreira, oferecendo dicas, sugestões, informações e serviços que pudessem ser úteis nas vidas dos nossos ouvintes.

Para encerrarmos nosso ano e também nossa coluna, gostaria de fazer um apanhado geral sobre temas relevantes que possam ajudar a planejar os projetos profissionais para 2019.

1º. AUTOCONHECIMENTO – no topo da nossa lista, pois considero o tema mais importante. Se conhecer, ter consciência do seu sistema de crenças e valores ajuda incrivelmente na condução da carreira. É fundamental para fazer escolhas mais adequadas e coerentes com sua personalidade, seu estilo de vida e consequentemente para se sentir mais feliz e realizado com o seu trabalho e profissão. O autoconhecimento funciona como uma bússola interna e ajuda a direcionar nossas escolhas para aquilo que mais nos faça sentido.

2º INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO – coletar informações sobre as necessidades do mercado, seja da sua área de atuação ou daquela que deseja atuar. O objetivo é se aprofundar o máximo possível para conhecer a área e segmento de atuação. Estudar o seu mercado, fazer parte de associações do seu setor, se possível, conquistar posições dentro dessas instituições, ser agente ativo, colaborativo. Entender quem são os principais concorrentes, quais são os diferenciais deles e os seus, enfim, sair do raso e aprofundar. A concorrência está e continuará ficando maior. Costumo dizer que há cada vez menos espaço para amadores.

3º RELACIONAMENTO – não se trata de contatos apenas, como mencionamos diversas vezes ao longo dos nossos encontros, mas da construção de relacionamentos. Os relacionamentos são o maior patrimônio de um profissional. Muita gente tem dificuldades para cultivar relacionamentos, diferente de contatos ou likes. É impressionante que as empresas investem na gestão de relacionamento com o cliente, busca o encantamento visando retê-lo e idealizá-lo e as pessoas não tomam o mesmo cuidado com pessoas importantes que passam pela sua vida.

A plataforma do Linked in é uma mão na roda para ajudar, mas precisa fazer alguma coisa, e não apenas estar lá. Mantenha contato, com ex-superiores, ex-colegas de trabalho e de faculdade, ajude-os, indique-os, agradeça eles, reconheça as competências e qualificações deles. Vá almoçar, fazer happy hour com eles de vez em quando, SEJA LEMBRADO!

4º MANTENHA-SE ATUALIZADO – esse é um ponto fundamental. Como profissional de mercado e da educação sei o quanto é difícil encontrar profissionais qualificados. Se tudo der certo, 2019 será um ano com novas oportunidades profissionais, e terá mais sorte aqueles que estiverem qualificados tecnica e comportamentalmente. Como frisamos ao longo deste ano, as competências comportamentais farão diferença selecionei algumas que vale a pena desenvolver, pois são altamente desejadas em qualquer empresa e para todos os profissionais:

1. Planejamento e organização
2. Orientação para resultados e gestão de procedimentos
3. Comunicação Interpessoal
4. Gerenciar, treinar e desenvolver pessoas
5. Identificação e solução de problemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *